Um desafio de leitura / A reading challenge

22:19




(Scroll down for english)

Já leram algum livro hoje? Quando é que foi a última vez que entraram numa livraria? E já foram à Feira do Livro?
 
Quando era pequena, esta celebração da Leitura despertava-me um enorme fascínio. Sempre quis aprender a ler e adorei quando chegou essa altura... Olhava para os livros como objectos mágicos, onde todas suas páginas eram tratadas de um modo exemplar, sem riscos, sem dobras. E achava que na Feira, existiam todos os livros do mundo, mesmo aqueles que não encontrava na velhinha Bertrand, da Rua Garret.

A verdade é que agora os livros estão muito mais disponíveis durante todo o ano. Existe a FNAC,  já há mais Bertrands (e outras ) e os miúdos cruzam-se com mais livrarias do que antigamente. Cá em casa, são o "brinquedo" preferido para levar para todo lado.



Como todos os anos, fomos em direcção do Marquês, para esta edição. As crianças já nos falavam de uma lista longa para trazer... Assim tomámos a decisão das compras serem totalmente orientadas para os mais pequenos.
O espaço está cada vez mais voltado para as famílias, com mais mesas/cadeiras ao longo de todo o recinto e fraldários. As editoras de livros infantis já vão (em alguns stands) disponibilizando degraus para o público mais jovem espreitar e folhear os livros... Os nossos "leitores" preferidos corriam para as personagens que já conheciam ou para capas que os cativavam. Aproveitaram também para  pedir autógrafos a algumas autoras de livros que trouxeram, como a Alice Vieira e a Luísa Costa Cabral. São recordações que ficarão escritas nestes exemplares e que esperamos que eles guardem com carinho.
 
 
A visita terminou em brincadeira no "jardim do labirinto", onde os dois gastaram as energias a correr para cima e para baixo.


Para concluir este post, estamos a colocar-nos um desafio: ler ao ar livre... Juntem-se a este desafio, seja num jardim, parque, quintal, varanda ou mesmo à janela. Queremos aproveitar o Verão (quando chegar) para enraizar os hábitos de leitura e viver mais em contacto com a natureza.



A Feira do Livro de Lisboa continua a ser um óptimo programa para levar os miúdos (e graúdos),  principalmente pelos livros, mas igualmente pelas brincadeiras no jardim ou pelas farturas (uma excepção que abrimos especialmente aqui). Se ainda não foram, não se esqueçam que o último dia é já  no próximo dia 13 de Junho 2018.


Have you already read today?  Have you entered a bookshop recently?  Or have you gone to a local Book Fair?
This summer, we are challenging ourselves to read outside, close to nature, raising our young readers.
So come and join us, in a garden, a park, a yard, a terrace, a  balcony or even a window!!


Até já! / See you soon!






Poderá também gostar de

1 comentários

  1. Nós adoramos ler e compramos livros todos os meses. Temos o ritual de ler pelo menos antes de dormir. A dica da leitura ao ar livre é muito boa!

    ResponderEliminar

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, pelo que após a mesma, serão publicados

Sobre mim

About [span]me[/span]
Abrimos a porta de Um lugar para viver.

Sou a Catarina e procuro tornar o nosso dia-a-dia mais inspirador. Aqui partilhamos dicas sobre um estilo de vida saudável,
ajudando as nossas crianças a crescer. Adoro projectos DIY e não só.

Descubra mais sobre nós

SIGA-NOS no Facebook

Posts mais lidos

Instagram