Uma manhã no Dino Parque de Lourinhã / A journey at Dino Parque of Lourinhã

20:15



(scroll down for english)

Welcome… to Jurassic Park!



Foi deste modo que o dono do Parque Jurássico deu as boas vindas no parque que todos desejamos visitar (quer dizer, desejámos nos primeiros 20 minutos de filme). E foi com esse espírito que rumámos ao Dino Parque da Lourinhã.

O parque fica na aldeia da Abelheira, a 6 kms da Lourinhã, e quando estacionámos, a excitação era enorme. Era  neste dia que os mais pequenis iriam estar perto de um Tyrannosaurus Rex, pela primeira vez.

O espaço é muito amplo, com 10 hectares de dimensão, 3 kms de percursos pelos vários períodos e 120 modelos à escala real. A nossa visita não poderia ter tido melhor guia do que Simão Mateus, paleontólogo e director cientifico do parque, que nos levou numa viagem de milhões de anos por 2 dos percursos existentes: o Jurássico e o Cretácico.




E é no período Jurássico que encontramos o maior dinossauro do parque, encontrando em Portugal: O Lourinhasaurus alenquerensis com cerca de 25 metros que andava pela Lourinhã há 150 milhões de anos. Mas se é verdade que podia atingir as 17 toneladas, também é verdade que tem um ar simpático e que nos deixa tirar fotos com ele.
Já outros não são tão simpáticos, como o Allosaurus, a caçar um Stegosaurus, um herbívoro de quatro toneladas. Também vimos o  Iguanodon, o Liopleurodon, o Gigantoraptor, o Torvosaurus e tantos, tantos outros que nos surgiam entre o arvoredo ou dentro de um lago.














 


Depois de percorrermos as várias eras (e de uma paragem forçada no parque infantil, porque não há parque infantil ao qual as crianças resistam e não peçam para ir), fomos visitar o espaço museológico do Dino Parque. Neste local, estão os achados mais recentes da Lourinhã, tais como alguns ovos do Lourinhanosaurus com ossos de embrião intactos encontrados na praia de Paimogo, várias pegadas originais, fósseis e réplicas de esqueletos.

Claro que não pudemos deixar de ir à loja e sair de lá com uma recordação deste dia. Ela escolheu um peluche de dinossauro, e ele um carro (pois claro) em forma de dinossauro.










Tivemos ainda a oportunidade de presenciar a entrega do valor angariado pelo Pingo Doce, através da campanha Super Animais 3, para projectos de desenvolvimento e conservação do Património Paleontológico Português. Não podemos deixar de referir que várias fotos das cartas e desenhos da caderneta resultaram do trabalho do director científico e da restante equipa deste Parque.



 



No final do dia , ao chegar a casa, a energia já não era muita, mas eles ainda foram buscar a caderneta dos Super Animais, e estivemos a rever todos aqueles que vimos no parque.

Foi uma manhã muito divertida e já está combinada uma próxima visita.



Welcome... to Jurassic Park!


That's the way Mr. Hammond welcomes his visitors to his Park... Now, there's a safer possibility to see dinosaurs up close at the Dino Parque da Lourinhã. This park has life sized replicas from several periods and some of these species were found in Lourinhã area, which makes them natives.

We had a lot of fun with the children, exploring the outdoors as well as the museum. 

There are also some workshops children can attend to find fossils. Dino Parque includes a restaurant and several picnic areas... You can spend a whole day there and find everything you need.

If you are visiting Portugal, namely Lisboa, take a day to visit this Park.




Até já!!/ See you soon!

Poderá também gostar de

0 comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, pelo que após a mesma, serão publicados

Sobre mim

About [span]me[/span]
Abrimos a porta de Um lugar para viver.

Sou a Catarina e procuro tornar o nosso dia-a-dia mais inspirador. Aqui partilhamos dicas sobre um estilo de vida saudável,
ajudando as nossas crianças a crescer. Adoro projectos DIY e não só.

Descubra mais sobre nós

SIGA-NOS no Facebook

Posts mais lidos

Instagram