8 Dicas de Mindfulness e Parentalidade Consciente em momentos desafiantes / 8 Mindfuness and Mindful Parenting tips in challenging times

18:29





(Scroll down for English)

Será que conseguimos estar sempre focados e disponíveis na realidade que estamos a viver actualmente, ou seja, estamos num espaço confinado, muitos de nós em teletrabalho, com escola on-line, com tarefas caseiras, com a família a precisar de atenção e connosco a precisarmos de atenção e de um tempo para nós? É claro que não!

Quando sentirem que estão a atingir o limite, lembrem-se destas 8 dicas para lidar com os desafios do dia-a-dia de forma mais consciente:

1 - Ficar no momento presente

Quando a única certeza que temos é a incerteza, é melhor não nos angustiarmos com o futuro e recordar um dos princípios de Mindfulness, a Confiança. Confiança em nós, nas nossas capacidades e em que estamos a fazer o nosso melhor como pessoas e como pais. Confiar também que a realidade que nos rodeia é mutável e portanto, nada é ou será permanente. Façam ciclos de respiração profunda em 4 tempos (inspirar em 4, reter em 4 e expirar em 4) e alonguem-se (nada como um bom espreguiçar para colocar tudo numa perspectiva melhor e quebrar a espiral de pensamentos). 

2 - Gerir o stress

Nós não controlamos o que acontece à nossa volta, nem o comportamento das outras pessoas com quem interagimos, mas podemos mudar a forma como respondemos às situações. Quando lidamos com o desconhecido ou com uma nova realidade, é frequente voltarmos a certos padrões de reacção, pois accionamos o nosso modo defensivo e de sobrevivência (estado de luta/fuga). Nesses momentos, podemos arranjar um "mecanismo" para nos fazer parar e relaxar: pode ser a respiração profunda, pode ser cantar uma canção que nos anime, pode ser dançar como se ninguém estivesse a ver, contar uma piada ou dizer uma palavra sem sentido... Algo que crie o distanciamento suficiente do que nos está a fazer trepar pelas paredes. Lembrem-se: nós não somos a raiva, a irritação, o medo ou a angústia, e não vamos deixar que estas emoções nos definam. Vamos reconhecê-las e não permanecer agarrados a elas (o princípio de Mindfulness, Deixar ir).

3 - Atenção focada nos sentimentos dos nossos filhos

Nesta fase, e com o passar do tempo, é normal surgirem algumas discussões entre irmãos ou mesmo entre pais e filhos, fechados em casa. Há saudades, há ansiedade sobre o futuro... e é mesmo tudo normal e natural. (Pais) Sejam mais calma (a respiração é a nossa grande aliada) do que caos, dêem voz a todos os intervenientes para que não haja um vitorioso e um derrotado, para que a harmonia e o equilíbrio tornem a surgir e para que todos se sintam vistos, ouvidos e acolhidos.

4 - Estimulem a autonomia das crianças

Estamos em casa, num espaço seguro, com menos ruído exterior do que é habitual, com menos corridas, pelo que é uma óptima fase para envolver todos nas tarefas da "comunidade caseira" e nas tarefas individuais, estimulando a autonomia, a capacidade de organização e de tomada de decisões dos mais pequenos. Cá em casa, tem surgido um grande espírito de equipa entre todos, mesmo quando parece que um furacão passou pelo chão da sala e arrastou todos os jogos e brinquedos possíveis :)

5 - Manter o equilíbrio emocional

Tentem olhar com curiosidade para as situações, tentando responder com empatia, em vez de reagir instintivamente, caindo em padrões de comportamento que, quando vistos com alguma distância, sabemos que não queremos manter. Quando a reação ganhar, lembrem-se que podem sempre pedir desculpa de forma sincera, retirando alguma lição do que sentiram (olhando para a raíz dessa reação e da(s) emoção(ções) que a acompanharam).

6 - Escutar sem julgamento

Não é fácil escutar sem julgamento, pois é muitas vezes um padrão de comportamento enraizado e está activo em nós, como um modo "piloto automático". Mas quando paramos e conseguimos colocar-nos no lugar do outro, torna-se mais simples e permite-nos encontrar respostas com clareza. Escutar activamente e sem julgamento é ainda mais importante no que respeita aos nossos filhos, pois eles ainda estão em treino, principalmente quando são mais pequenos e toda a sua estrutura cognitiva está a desenvolver-se. Em vez de pensarmos em mau comportamento quando gritam ou fazem birra, vamos pensar em "comportamento por engano", procurando escutar o que levou os nossos filhos a agirem de uma determinada forma e ajudá-los na direção da expressão do seu comportamento de uma forma clara e assertiva, e a encontrarem soluções para os problemas que vão surgindo.

7 - Aceitar com gratidão

O princípio da Aceitação ajuda-nos a focar no lado mais simples e essencial das situações. Por exemplo, a cada dia que acordamos, celebremos por estarmos vivos, e o mesmo se aplica aos que nos são mais queridos. Olhar com gratidão para as coisas boas que temos (uma casa para nos abrigarmos, comida na mesa, água para beber) faz-nos sentir gratos e mais felizes, mesmo perante a incerteza e a adversidade.


8 - Ser simplesmente

Não temos de estar sempre a fazer, a interagir, a criar. Deixem-se simplesmente ser, sem pressões ou comparações. Sentem-se em silêncio convosco próprios, respirem e oiçam a vossa voz... muitas respostas estão já dentro de nós.







1 -  Stay in the present moment

When times are uncertain, trust in yourself, your abilities and your resilience, knowing that nothing is permanent and there's no advantage in getting anxious about the future. Just breathe and connect with the present.

2 - Manage stress

You can't control what is happening around you, but you can choose how you react to it. Try to keep a curious distance from your thoughts and see the bigger picture, instead of spiralling into stress.

3 - Focusing on your child's feelings

Be the calm in chaos (remember to take deep breathing cycles)... It's normal that we are all more on edge, lashing out, instead of responding, both parents and children. Listen to your child, nurture and reassure her, reestablishing safety and balance.

4 - Stimulate your child's autonomy

In the safe place of home, build on your child's autonomy, wether by helping in any home chore or by learning new skills (like tying shoe laces, organizing their bedroom, creating entertaining moments).

5 - Keep emotional balance

Choose responding over reacting. Everytime, you feel like relapsing into old behaviour triggers, try to identify the emotion(s) that's underlying and try to learn from it.

6 - Listen without judgement

Listening in a non judgemental way implies awareness of our thinking patterns towards the world and those in it. Empathy is a great way to be able to get in other people's shoes and having a new perspective... This is particularly important towards our children. Instead of labelling the little ones' behaviours as misbehaviour, triggering a reaction, let's look at it as a mistaken behaviour, as they are still learning and developing their brain structure. Our understanding and response will help our children to learn skills to solve problems and to express themselves through communication, instead of outbursts.

7 - Accept with gratitude

Gratitude for everything in our lives, even the simplest things, like waking up to live in a new day, to have a safe home, food on the table... That will help us to accept challenging times, focusing on the good and positive things.

8 - Just be

We don't to have to be doing things all the time, interacting all the time, creating all the time. Just let yourself be, sitting in silence, breathing and reconnecting. Listen to your inner voice and you'll find many answers.


Até já! / See you soon!


Poderá também gostar de

0 comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, pelo que após a mesma, serão publicados

Sobre mim

About [span]me[/span]
Abrimos a porta de Um lugar para viver.

Sou a Catarina e procuro tornar o nosso dia-a-dia mais inspirador. Aqui partilhamos dicas sobre um estilo de vida saudável,
ajudando as nossas crianças a crescer. Adoro projectos DIY e não só.

Descubra mais sobre nós

SIGA-NOS no Facebook

Posts mais lidos

Instagram