O Ratinho e o muro vermelho - Sugestão de leitura / Little Mouse and the Red Wall - Recommended Reading

18:40





(Scroll down for English)


Quantas vezes os nossos medos nos impedem de ver a realidade como ela realmente é? Ou pelo menos, condicionam a parte da realidade que conseguimos ver?

A nossa sugestão de leitura de hoje foi um presente do Dia da Criança, escolhido pelos avós, e foi uma surpresa muito boa para os mais pequenos cá de casa... Mas a maior surpresa foi mesmo para mim, pois não conhecia este livro e o seu significado é tão rico. "O Ratinho e o Muro Vermelho", da autoria de Britta Teckentrup e editado em português pela Edicare, conta-nos a história de um ratinho curioso que vivia juntamente com outros animais, num espaço rodeado por um muro vermelho. Este ratinho vai questionando uma gata, um urso, uma raposa e um leão sobre o porquê do muro. As respostas vão surgindo, formadas a partir do medo, da acomodação, de uma certa indiferença, de alguma angústia e falta de esperança. 

O ratinho não ficou satisfeito com as respostas e um dia encontrou um pássaro azul vindo de fora do muro. Pediu-lhe para o levar para lá do muro vermelho. Foi uma viagem de descoberta do mundo exterior, mas acima de tudo, deu lugar a uma grande revelação: o muro não existia. O pássaro deixa uma lição muito importante: "Irá haver muitos muros na tua vida, Ratinho. Alguns serão feitos pelos outros, mas a maioria será criada por ti..." - "Contudo, se abrires a tua mente e o teu coração, esses muros desaparecerão um a um e descobrirás como o mundo é verdadeiramente bonito."

Esta história simples permite-nos identificar alguns princípios de mindfulness, nomeadamente o Não Julgamento e a Mente de Principiante: o Ratinho olha para o mundo que o rodeia com curiosidade e uma mente aberta, sem julgar, preparada para descobrir mais. Com o avançar da história, podemos também identificar o Não Esforço: ao deixar as antigas crenças para trás, o Ratinho deixa de estar em resistência e consegue perceber que o muro era um limite criado por si próprio. 

Queria partilhar novamente convosco que a leitura é uma forma de nos conectarmos com as nossas crianças. Podem rever várias sugestões sobre este tema neste post que publicamos no início deste ano. 

Deixo-vos com a dedicatória da autora, Britta Teckentrup: "Aos destemidos - e a um mundo sem muros."




How does fear affects our perceptions? 

Today's recommended reading, Little Mouse and the Red Wall, by Britta Teckentrup, brings a light that can help our children to face the world and its challenges with a curious mind.

Little Mouse lived with other animals behind a red wall. It began asking to the other animals why the wall existed. The answers came from places of fear, of submission, of a certain indifference, of sorrow and hopelessness. It thought that it had to be more than those answers... And one day, Little Mouse met the Blue Bird. The Blue Bird came from the outer world and Little Mouse asked him to go beyond the wall. There were so many beautiful things to find out and a revelation: the wall never existed... It was made by Little Mouse's own beliefs, supported by the community belief.

We can find a few mindfulness attitudes in this story:

Non judgement and Beginner's Mind: Little Mouse looks at the world with an open and curious mind,  ready to know more. 

Non Striving: when Little Mouse stops striving in its old beliefs, he actually realizes that the wall was a self imposed boundary. 

I hope you like this story as much as we did, and take that leap of faith, going beyond your self imposed walls. 

Reading can be an amazing to connect with our children and I wrote a post about it, earlier in this year. I hope you find it useful. 





Até já! / See you soon!




Poderá também gostar de

0 comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, pelo que após a mesma, serão publicados

Sobre mim

About [span]me[/span]
Abrimos a porta de Um lugar para viver.

Sou a Catarina e procuro tornar o nosso dia-a-dia mais inspirador. Aqui partilhamos dicas sobre um estilo de vida saudável,
ajudando as nossas crianças a crescer. Adoro projectos DIY e não só.

Descubra mais sobre nós

SIGA-NOS no Facebook

Posts mais lidos

Instagram