A Baleia - Sugestão de Leitura / The Storm Whale - Recommended Reading

18:45




(Scroll down for English)

Os livros são sempre uma excelente companhia, seja pelas histórias que contam, pelas lições que  ensinam, pelos valores que transmitem ou pelas ilustrações que gostamos simplesmente de ver (tanto as crianças, como os adultos).

A sugestão de leitura que trazemos hoje fala-nos sobre a solidão, uma amizade improvável e sobre parentalidade... A Baleia, da autoria de Benji Davies, editado pela Orfeu Negro - Coleção Orfeu Mini.

Este livro conta-nos um pouco da história de Noé que vive com o seu pai e 6 gatos, numa casa à beira mar. O pai é pescador e passa a maior parte dos dias fora a trabalhar, ficando Noé sozinho durante esse período de tempo. Num dia, a seguir a uma grande tempestade, Noé encontra uma pequena baleia presa na areia, perto de casa. Sabendo que ela não consegue sobreviver muito tempo fora de água, o rapazinho consegue transportá-la, colocando-a na banheira. Aí forma-se uma amizade, pois a baleia era uma excelente ouvinte. À noite, Noé tem receio que o pai descubra a sua nova amiga, o que acaba por acontecer. O pai não se zanga e apercebe-se da solidão do seu filho. Noé sabe que tem de devolver a baleia ao mar e, juntamente com o pai, separa-se da sua nova amiga. Sentindo saudades, Noé espera um dia reencontra-la. 

Há dois grandes conceitos nesta sugestão de leitura sobre os quais vale a pena refletir:

A presença, como uma das grandes bases da parentalidade, que permite o aprofundamento da conexão entre pais e filhos, assim como o desenvolvimento de uma auto-estima saudável das crianças, desde cedo. Dentro deste conceito e regressando ao livro, o pai de Noé assume a sua autenticidade e reconhece que andava tão ocupado, que nem se tinha apercebido como o seu filho se sentia só. Ele compreende a necessidade de acolher, ver e ouvir Noé. No final da história, é possível descobrir que o episódio da baleia os aproximou e que passaram a ter mais tempo juntos;

A resiliência e capacidade de tomada de decisão que Noé demonstra, quando toma conta da baleia e quando sabe que chegou o momento de devolver a sua nova amiga ao mar. 

Podemos encontrar, igualmente, vários princípios fundamentais de Mindfulness, dos quais destaco a aceitação demonstrada por Noé ao devolver a baleia ao mar, sabendo que é essa a sua verdadeira casa e que, por muitas saudades que sinta, é assim que as coisas devem ser; a confiança em que tudo acontece no tempo certo e que um dia irá, certamente, reencontrar a sua amiga. 

Se ainda não conhecerem este livro, é uma leitura a não perder. Se já conhecerem, vale a pena descobri-lo à luz destas ideias e trocar ideias com os mais pequenos. 




Books are an excellent company, for they tell us stories, they teach us lessons and they show us beautiful illustrations.
Our recommend reading is The Storm Whale, by Benji Davies.
In this book, we can find important concepts on single parenting, solitude and an unlikely friendship.

Noi lives by the sea, with his father and their 6 cats. As his father is a fisherman, Noi spends a lot of time by himself. One day, after a storm, he finds a whale stuck on the sand. He decides to help it ant takes it home, into the bathtub. They become good friends, for the whale is a great listener. 
When Noi's father finds the whale, he realizes how lonely Noi's been feeling and he helps him to take the whale back to the sea. There's a feeling of hope and togetherness in the end of the book, as father and son spend more time together and Noi expects to find his whale friend once more.

Presence is the key to parenting, and Noi's father realizes that after this episode in their lives. Resilience is also another great concept that Noi has grown troughout this story.
We can also find several Mindfulness fundamental attitudes, from which I choose acceptance (Noi knows what he has to do by giving the whale back to the sea) and confidence (the hope that shines for a new gathering)
I hope you like it!


Até já! / See you soon!

Poderá também gostar de

0 comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, pelo que após a mesma, serão publicados

Sobre mim

About [span]me[/span]
Abrimos a porta de Um lugar para viver.

Sou a Catarina e procuro tornar o nosso dia-a-dia mais inspirador. Aqui partilhamos dicas sobre um estilo de vida saudável,
ajudando as nossas crianças a crescer. Adoro projectos DIY e não só.

Descubra mais sobre nós

SIGA-NOS no Facebook

Posts mais lidos

Instagram