O Duende que caiu da Lua - Sugestão de Leitura

18:11





(This reading suggestion is available in Portuguese, only)


Os livros são grandes companheiros em qualquer momento da nossa vida, mas quando vivemos, juntamente com as nossas crianças, um longo período dentro de 4 paredes, tornam-se verdadeiras janelas para viajarmos, na nossa imaginação.
A sugestão de leitura que trazemos hoje é "O Duende que caiu da Lua", da autoria de Rita Mira e editado pela Fábula (integrada na divisão literária infantil-juvenil da Editora 2020).
Esta história é narrada pelo Tomás, um menino fascinado pelo espaço e que sonha tornar-se um astronauta, e começa na noite em que ele conhece Katan, um duende que vive na Lua. Tendo caído acidentalmente no planeta Terra, o duende deseja voltar para casa, mas não sabe como. Tomás chama a si a missão de ajudar Katan a regressar a casa. Durante o tempo que passam juntos, aprendem várias coisas um com outro, fazendo nascer uma amizade para a vida. 

Uma das vertentes que mais gostamos na leitura destas páginas é o foco nos sentidos e da atenção no momento presente, relembrando-nos (tanto os pais, como as crianças) da importância de pararmos e olharmos para o que nos rodeia, como se fosse a primeira vez: "Esta luz matinal era muito bonita e tranquilizante"; "Quando apagamos a luz, fico debaixo de um mar de pequenas luzes cintilantes, que me aconchegam até adormecer".

Ao longo da história, o Tomás apresenta duas atitudes fundamentais de Mindfulness, que destacamos:

Não-Julgamento - Apesar de nunca ter conhecido um duende antes, o Tomás acolhe Katan com amabilidade, curiosidade e uma mente aberta. Duende e menino, ambos têm uma família da qual gostam muito, ambos têm melhores amigos e ambos sentem saudades;

Confiança - Para ajudar Katan a regressar a casa, o Tomás confia em si próprio e nas suas capacidades, procurando várias soluções sem recorrer à ajuda dos pais.


Há, igualmente, uma abordagem muito importante no que respeita a uma auto-estima bem desenvolvida, um valor indispensável na prática de uma parentalidade consciente: o Tomás é "desenrascado", não tem receio de dar a sua opinião e de sair da sua zona de conforto. Ele sente que os pais o apoiam e lhe ensinam as ferramentas necessárias para que ele consiga resolver as situações, estando sempre disponíveis e presentes.
Quando chegamos ao fim do livro, o ritual que a mãe e o Tomás passaram a partilhar todas as noites, antes da história para adormecer, encheu-me o coração de ternura, revelando o quão importante é a conexão com aqueles que mais amamos.
Termino esta sugestão de leitura, com uma frase retirada do livro e que devemos recordar sempre: "Juntos somos melhores."


Deixo uma nota final sobre as ilustrações da Carla Nazareth que são adoráveis.


Até já! / See you soon!



Poderá também gostar de

0 comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, pelo que após a mesma, serão publicados

Sobre mim

About [span]me[/span]
Abrimos a porta de Um lugar para viver.

Sou a Catarina e procuro tornar o nosso dia-a-dia mais inspirador. Aqui partilhamos dicas sobre um estilo de vida saudável,
ajudando as nossas crianças a crescer. Adoro projectos DIY e não só.

Descubra mais sobre nós

SIGA-NOS no Facebook

Posts mais lidos

Instagram