Dicas para aprofundar a conexão com as crianças através da leitura / Tips to connect deeply with your children through reading

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Costumam ler com os vossos filhos? Cá em casa, é um hábito diário que temos antes de ir dormir. 
O gosto e a prática da leitura aumenta a capacidade de compreensão, tornando-nos mais felizes, empáticos e capazes de nos conectarmos socialmente. E de que forma é que pode contribuir para aprofundarmos a nossa ligação enquanto pais/cuidadores com as crianças?

Aqui juntamos algumas dicas agrupadas em duas áreas: a primeira está mais focada na proximidade e conexão física e a segunda mais focada nas ideias e sentimentos em torno da leitura. Algumas podem parecer óbvias, mas trazem muito mais à relação do que se possa pensar: 

1 - Ler para e com as nossas crianças

Ler para os mais pequenos

Quando estamos a ler aos nossos filhos, estamos a partilhar um momento de proximidade física e emocional. Passamos a ter uma história sobre a qual falar e relacionar com situações do dia-a-dia, permitindo compreende-las melhor e ensinando formas de lidar com essas experiências. Estamos também a aumentar o interesse pela leitura, a enriquecer o vocabulário e a estimular a capacidade de escutar.

Ler o nosso próprio livro junto das crianças enquanto elas também leem (ou folheiam os livro quando ainda não aprenderam a ler) 

Neste caso, estamos a partilhar uma mesma actividade, também com proximidade física, mas de forma mais autónoma, favorecendo o gosto pela leitura em qualquer idade, através do nosso próprio exemplo. Para aumentar a ligação desse momento, podemos parar e trocar impressões sobre o que cada um de nós está a ler.

Deixar que seja a criança a ler

Quando os nossos filhos já estão em plena aprendizagem da leitura, ouvi-los a ler alto aumenta a confiança, praticando o igual valor entre pais e filhos. Vai aumentar, igualmente, a familiaridade com sons, palavras e sequências, bem como o vocabulário e a compreensão do sentido da história. Quando a criança não quer ler ou não se sente confortável ao fazê-lo para os pais ou familiares adultos, pode fazê-lo para os seus brinquedos ou para um irmão ou irmã mais novos. 

2 - Conversar com as nossas crianças sobre o livro que está a ser lido

Trocar ideias e expectativas sobre o livro

Quando começamos a ler um livro novo, podemos partilhar ideias sobre o tema ou sobre as expectativas que temos sobre as personagens (através do resumo da contracapa ou da primeira página, pois à partida ainda não temos muitas informações). Se o livro pertencer a uma colecção, podemos fazer perguntas sobre aquilo que os nossos filhos pensam que vai acontecer, com base em livros anteriores. Quando estamos a reler um livro, podemos sempre falar sobre as partes preferidas da história e descobrir o porquê dessas preferências, no fundo identificando a sua importância para os nossos filhos.

Estabelecer ligações entre as histórias dos livros e as experiências do dia-a-dia

Os livros são uma base extraordinária para abordar assuntos com os quais as crianças se sentem menos à vontade para falar, nomeadamente todas as questões ligadas às emoções, como já vimos neste post. Por exemplo, o ursinho sentia-se preocupado com o que os amigos podiam pensar sobre ele (iremos falar sobre o livro do qual tirámos este exemplo muito em breve): este pode ser um caminho para os nossos filhos expressarem alguma insegurança que sintam na escola ou quando têm de enfrentar situações novas, seguindo o exemplo da personagem. As histórias dão muitas pistas sobre soluções que podemos encontrar em conjunto com os mais pequenos, para as diversas circunstâncias que surgem no dia-a-dia. 


Deixamos ainda duas ideias finais sobre este tema:
 - As escolhas de leitura devem ser partilhadas com os nossos filhos, deixando que eles manifestem os seus próprios gostos, mas também devemos introduzir temas novos que ajudam a alargar os conhecimentos e perspectivas das nossas crianças.
 - Devemos estar atentos às reacções dos mais pequenos no que respeita à leitura, pois é uma actividade que requer concentração e é uma competência que vai sendo adquirida ao ritmo de cada um. Cada novo passo deve ser reconhecido e acarinhado, acolhendo igualmente os momentos em que a frustração aparece.



Do you usually read with your children? We have that daily routine, specially at bedtime. Reading is an activity that enhances our understanding, allowing us to feel more empathy for those around us and towards ourselves as well. So that brings us to the point of how reading can allow us to connect with our children to a deeper level.

We have gathered some tips that can be grouped into two main areas: the first one is related to being physically close to your child as you read;  the second one is related to thoughts and feelings around books. Some of these tips may seem obvious, but they can strengthen the bonds between parents and their children.


1 - Reading to and with our children

Reading to our young ones

When we are reading to our children we are sharing closeness, both physical and emotional. We begin to have a story to go back to and to connect with, in real life situations. We are also sharing our love of reading, enriching their vocabulary and their ability to listen.


Reading our own book along with our children, when they begin to read by themselves

In this case, we are sharing an activity, close by, but stimulating autonomy at the same time. To deepen the connection, we can talk a little a bit about the stories each one of us is reading. When our children haven't learn how to read yet, they can go through the pages of a book that has illustrations they like, beside us.

Having our children to read to us

Reading aloud increases our children's self confidence and allows the concept of equal dignity (the dinamic relationship between parents and children, where both are recognized as valid members of that relationship, instead of an hierarchical one). It will also increase fluency. When the child doesn't want to read aloud to their parents or another caregiver, they can practice with their toys or younger siblings.


2 -Talking to our children about the book that's being read

Ideas and Expectations about a new book/story

When we begin a new book, we can share ideas and expectations with our children about their thoughts on the story and what they expect to happen. This can be based on any previous information available or any hint we can find by looking at the book itself. If it's a re-read book, we can always go through our children's favorite bits, learning why they love it so much.


Connecting books and real life experiences

Books can be an extraordinary starting point to approach subjects that are more complex or somehow harder for our children to talk about, namely emotions, like we've seen in this post. The child may find a solution for something that has been troubling her, through the example of a book character. For instance: The little bear was afraid that his friends would laugh at him for not liking heights. Then, the little bear's sister suggested that sharing a concern helps to feel better about it. This example can be brought to real life experiences, helping our children to cope with situations of insecurity.


We would like to share a few final tips on reading as a way to connect with our children:

- Our children must have their own voice while choosing a book to read. On the other hand, we can bring some new themes to broaden our children's reading horizon. Keep equal dignity in mind while you and your children decide what to read.

- We should always pay attention to our children's reading progress, for it's a skill that takes time and focus. Every new step must be acknowledged and cherished. Remember that frustration will arise from time to time and our children will need our support and understanding.



Até já! / See you soon!

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Sou a Catarina e procuro tornar o nosso dia-a-dia mais inspirador. Aqui partilhamos dicas sobre um estilo de vida saudável,
ajudando as nossas crianças a crescer. Adoro projectos DIY e não só.

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