sábado, 2 de novembro de 2013

Em busca das coisas simples

Uma mamã tenta sempre andar o mais informada possível, aprender com a experiência das avós, da mana, das amigas e das colegas de trabalho cujos conhecimentos já são mais aprofundados nestas águas do crescimento e educação dos filhos.
Em conversa, tenho-me apercebido que as coisas simples se foram perdendo. Nos dias que correm, uma festa de aniversário tem animadores, pinturas faciais, insufláveis... Obedece a um tema que vai dos convites aos chamados party favors (as prendinhas ou lembrancinhas)... Os bolos são normalmente criados com pasta de açúcar e com vários andares. Com isto não quero dizer que o resultado não seja fantástico e cheio de pormenores deliciosos... Penso é que colocamos uma fasquia demasiado alta e todos os anos vão ter de ser mais e melhores para corresponder às expectativas criadas junto dos mais pequeninos.
Eu cresci com bolos de aniversário feitos pela minha mãe, povoados de casinhas feitas de bolacha de baunilha, erguidas com caramelo e de árvores feitas de cones de gelado envoltos em creme de manteiga e côco ralado... Assumiam também a forma de gatos com os seus olhos de smarties e ursos com botões de marmelada. Os convites eram feitos pela minha irmã, com pop-ups pintados a lápis de cor e canetas de feltro... Ela também se ocupava dos jogos... Vantagens de ser a mais novinha!

Ontem, por ser 6. Feira, o papá desafiou-me para um jantar tranquilo a dois. Foi muito bom, mas longe de ser tranquilo... No espaço por nós escolhido, numa das salas, havia uma festa de halloween para crianças, com animadores, máscaras, luzes e muita correria. Mais uma vez, o pensamento assaltou-me: para onde foram as coisas simples?

A menina da mamã está na fase em que um embrulho é muito mais divertido do que o livro didáctico que lá está dentro. Para nós, uma tarde perfeita é passada a passear no jardim entre as folhas de Outono, com aroma de castanhas assadas...


Até quando conseguiremos manter as coisas simples?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, pelo que após a mesma, serão publicados