5 Coisas que me fazem sentir “velha” / 5 Things that make me feel old

21:07








Sabem aqueles momentos em que de repente nos cai a ficha e sentimos que já estamos “velhos”? Esta ideia tomou forma na passada 6.ª feira, na hora de almoço…


- Saudação Geracional: Estava a terminar a minha refeição, quando me apercebo que entrou uma pessoa no espaço e nem Bom Dia, nem Boa tarde… Cabeça baixa, com cerca de 15 anos a menos do que eu (recordo-vos que completei 40 outonos no último mês de Novembro)… Silêncio  absoluto. Esta situação tem sido cada vez mais recorrente e em ambiente profissional, pelo que se impõe, pelo menos, alguma cordialidade. A par da idade, também passa pelo domínio básico da convivência social. Fui ensinada, desde pequenina, a dizer Bom dia/Boa Tarde/ Boa Noite, quando chego a algum lado e transmito o mesmo aos meus filhos. Seja como for, sinto-me “velha” por, de certa forma, uma saudação que me é natural, soar estranha ou até descabida;


- “Aquela Senhora”: Volta à baila a geração 15 anos mais nova… Sinto-me mais velha do que sou (ou talvez não), sempre que alguém que não faz assim tanta diferença de idade, se refere a mim como “aquela senhora”. Aqui, convém contar-vos que eu fui a mais nova da minha família (chegada) durante 28 anos, pelo que aquele sentido de ser a “menina” ficou profundamente enraizado. Por outro lado, também é uma forma de demonstrar respeito, mais uma vez, pela minha idade;


- “Dores nos Ossos”: Como também devem ter sentido, o passado mês de Janeiro arrefeceu subitamente e os meus ossos começaram a doer em todas as direções… Coisa que nunca me tinha acontecido antes… Ora, lá vem outra vez, a expressão “é da idade”/”Estou a ficar velha”;


- Passagem de ano: Quando já fazemos um esforço para chegar acordados à meia noite e a ideia de uma boa entrada no ano novo é refastelada na cama a ler um livro, com a contagem decrescente para novo ano em pano de fundo… Faz-me pensar que “estou velha”;


- “Laringe de Aquiles”: E o meu calcanhar de Aquiles passou a ser a minha laringe… As diferenças de temperatura tornaram-se mais insidiosas e tiram-me praticamente o pio. A minha garganta já não dói simplesmente, decidiu sensibilizar-se de forma específica e fazer das suas. Estou a ficar uma flor de estufa temperada (ainda não sou de estufa quente)…



Com isto, não fiquem a pensar que estou numa crise dos 40 e que não estou a conseguir lidar com a passagem do tempo. Estou somente a ganhar uma nova consciência de que tenho de aproveitar melhor cada dia, tentar desgastar-me menos com coisas/pessoas que não valem a pena, cuidar um pouco mais de mim, porque o amor próprio é o princípio para nos darmos mais aos outros… Enfim, caminhar para uma idade cada vez mais sábia ;)


Até já! / See you soon!

Poderá também gostar de

0 comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, pelo que após a mesma, serão publicados

Sobre mim

About [span]me[/span]
Abrimos a porta de Um lugar para viver.

Sou a Catarina e procuro tornar o nosso dia-a-dia mais inspirador. Aqui partilhamos dicas sobre um estilo de vida saudável,
ajudando as nossas crianças a crescer. Adoro projectos DIY e não só.

Descubra mais sobre nós

SIGA-NOS no Facebook

Posts mais lidos

Instagram