Crescer com Sabores: Bolo de Mármore / Marble Cake

21:34




(Scroll down for english)

Qual é o bolo mais mágico e simples que já provaram? O nosso é o clássico bolo de mármore, com as suas fatias bicolores, os sabores que se complementam e recordações de infância. Enquanto a Primavera e as temperaturas mais amenas não chegam, deliciamo-nos com um lanche acabado de fazer (sempre com as devidas adaptações para uma versão mais saudável)

A receita que hoje partilhamos é do blog Receitas Fáceis, Rápidas e Saborosas (a foto é nossa e o resultado da nossa experiência):


Ingredientes

4 Ovos Grandes
200 gr. de Açúcar (usamos açúcar de côco e colocamos mais 20 gr. para equilíbrio de sabor)
200 gr. de farinha (usamos de trigo integral)
1/2 chávena de óleo (usamos óleo de côco)
100 gr. de chocolate em pó (usamos cacau em pó)
50 ml. de leite (morno e usamos bebida de amêndoa)
Algumas gotas de essência de baunilha (opcional)

Pré-aquecer o forno a 180º. Bater as claras em castelo e reservar. Bater as gemas com o açúcar noutro recipiente. Juntar ao segundo recipiente a farinha com fermento (utilizamos uma colher de chá, pois a nossa farinha não tem fermento), o óleo e a essência de baunilha e bater com a batedeira, até obter uma massa leve e fofa. Envolver as claras em castelo na massa, com uma colher. Dividir a massa em duas partes, juntando a uma delas o chocolate e o leite morno.
Colocar as duas massas alternadamente numa forma untada e polvilhada com farinha, para criar o efeito marmoreado. Levar ao forno durante 25 minutos, até estar bem cozido (testar com um palito que deverá sair limpo).

What's the most magical and simple cake you have ever tasted? Ours is the classic marble cake, with it's two toned slices, the complementing flavors and childhood memories. And while Spring and milder temperatures don't set in, we have a piece of heaven (in a healthier version).

The recipe we share today is from the blog Receitas Fáceis, Rápidas e Saborosas (the photo is ours, after baking the cake ;) ):

Ingredients

4 Large eggs
200 gr. of Sugar (we have used coconut sugar with extra 20 gr. to balance flavour)
200 gr. of Flour (we have used whole wheat)
1/2 cup of Oil (we have used coconut)
100 gr. of Powdered chocolate (we have used cocoa powder)
50 ml. of Milk (we have used almond drink)
A few drops of Vanilla essence (optional)


Pre-heat the oven at 180º. Whisk the egg whites until it forms peaks. Mix the egg yolks and the sugar in another bowl. Add the flour and yeast (a teaspoon), the oil and vanilla essence and use the mixer until you obtain a light and fluffy batter. Add the egg white peaks, folding softly. Divide the batter in two and add the chocolate and milk to one of the halves. Pour the mixes alternately into a cake tin (greased and floured) and place it in the oven for about 25 minutes, until completely cooked.




Até já!/ See you soon!

Poderá também gostar de

4 comentários

  1. Lembra tão bem a minha infância! Acordar da sesta e cheirar a bolo e café fresco!!! Que saudades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há como uma boa fatia de bolo acabado de fazer :)

      Eliminar
  2. Olá! Gostaria muito de experimentar este bolo mas não posso comer ovos. Tem alguma sugestão? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Um dos substitutos mais comuns dos ovos, são os chamados "ovos" de linhaça, obtidos através da mistura de sementes de linhaça moídas e água. Deixamos aqui um link muito interessante de várias alternativas aos ovos para ligar os ingredientes nas receitas: http://www.casalmisterio.com/8-substitutos-surpreendentes-para-os-744595
      Esperamos ter ajudado!!

      Eliminar

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, pelo que após a mesma, serão publicados

Sobre mim

About [span]me[/span]
Abrimos a porta de Um lugar para viver.

Sou a Catarina e procuro tornar o nosso dia-a-dia mais inspirador. Aqui partilhamos dicas sobre um estilo de vida saudável,
ajudando as nossas crianças a crescer. Adoro projectos DIY e não só.

Descubra mais sobre nós

SIGA-NOS no Facebook

Posts mais lidos

Instagram