domingo, 17 de janeiro de 2016

Ideias para [o nosso] 2016



Agenda Bear Books

Estes últimos dias foram um remoinho de emoções entre o regresso ao trabalho e o "deixar o ninho". Posso dizer que me custou ainda mais sair de casa,com os dois, do que quando completei a licença da Alice. Talvez pelo tempo de inverno, estivemos juntos no nosso refúgio durante vários meses, aumentando o sentido de comunhão, de casulo e de mamã galinha.
Mas uma vez cá fora, torna-se claro que é importante viver também outra realidade, ter outras tarefas para além das caseiras. A cabeça funciona melhor e renovo uma vontade, cada vez maior, de aproveitar a sério cada momento com a minha família.

Não tendo colocado até agora no papel, temos vários propósitos para 2016, alguns já em prática:

1. Parar de procrastinar: da louça para lavar, ao jantar para terminar, passando por uma coisa qualquer para arrumar, é preciso parar de adiar, afastar os pensamentos "já vou fazer", "já vou terminar", "já vou arrumar". Acção é a palavra de ordem para uma melhor organização do tempo familiar.

2. Cozinhar depressa e bem: com quatro pessoas, maiores e mais pequeninas, as receitas simples, rápidas e saborosas são essenciais, de preferência com a expressão "Juntar todos os ingredientes e colocar no forno ou no tacho". Recebi uma excelente prenda no Natal, o Livro de Cozinha, do Matt Preston, (um dos jurados do Masterchef Australia (um dos nossos favoritos) e crítico gastronómico), que vai exactamente ao encontro do que procurava. Para coisas doces, a Chef Rita Nascimento, do La Dolce Rita, já me pôs fazer bolo rainha, entre outras sobremesas :)!!!!


Agenda MOD


3. Voltar a fazer algum tipo de exercício: esta resolução vai além dos exercícios naturais derivados do pegar ao colo, embalar, fazer voar, correr para a cozinha, correr para a casa de banho, etc. Com limitações físicas ao nível das articulações das pernas e pés, gostava de aprender a andar de bicicleta (aos 37 anos, ainda não aprendi a fazê-lo), para poder juntar movimento e as crianças. Já não me vejo num ginásio.


Agenda Girly Things

4. Criar um Diário da Felicidade: Escrever, no final de cada dia, umas frases ou palavras que resumam os momentos mais felizes ou mais positivos desse mesmo dia, pelos quais gostaríamos de agradecer. A pouco e pouco, construímos as memórias deste ano e criamos o hábito de sermos mais positivos. Falta-me arranjar uma agenda (parece incrível, mas não tive tempo de a arranjar), e já tenho ideias bonitas (fotos espalhadas pelo post), esperando que alguma ainda esteja disponível. Este diário não é uma ideia nova e pode, igualmente, ser colocado em prática, em conjunto com crianças mais velhas, depositando num frasco papéis cheios de momentos bons.

5. "Destralhar" uma divisão da casa, a cada dois meses: os objectivos têm de ser realistas para podermos passar à prática. Com crianças, destralhar não é fácil, principalmente se já formos dados às tralhas, como é o caso (gosto de guardar caixas, cartões, fitas, etc). Assim, propusemos este intervalo de tempo, para destralhar cada espaço.

6. Aprender com as crianças a viver o "aqui e agora": Ir assimilando uma atitude "mindful", sem "pré-ocupar" constantemente o espírito com coisas para fazer ou que possam vir a acontecer. Esta resolução é enorme e não vai ficar apenas em 2016. Como mamã galinha e sempre a imaginar o que pode acontecer com os seus pintainhos, a imaginação não tem limites... Como se trata de um traço de personalidade ("pré-ocupar-me" faz parte de mim), vai ser uma caminhada longa e cheia de retrocessos, mas vamos começar com pequenos passos: focar-me por uns momentos na minha respiração em vez de mergulhar numa torrente de pensamentos, "beber" a luz e o calor do sol e simplesmente estar (a hora de almoço é o momento ideal, durante a semana)... Confiança na capacidade de mudar.

7. Duas rubricas novas no blog: O ritmo de publicações abrandou muito, necessariamente, embora ideias não faltem. Vamos partilhar duas novas rubricas que têm como objectivo inspirar. Procurem, muito em breve, "Um lugar para olhar" e "Um lugar para sonhar" ;)

Agenda Rosa com Canela

Já anotaram as vossas resoluções/objectivos?

Até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, pelo que após a mesma, serão publicados