O Coelho que queria dormir – Sugestão de Leitura / The Rabbit who wants to fall asleep – Recommended Reading

20:26





(Scroll down for English)


Com todas as rotinas diferentes que temos vivido nestes meses, as crianças cá de casa têm mostrado alterações nos hábitos de sono. Há mais tempo de ecrã, com as aulas online, e há mais energia acumulada.


Quando chegamos à hora de deitar, temos os nossos pequenos rituais: uma atmosfera com luz reduzida, o difusor com aromas relaxantes e a história antes de dormir… Ultimamente, têm sido necessárias várias histórias antes de dormir… Mas há um livro que é realmente muito bom para as noites em que o sono teima em não chegar: O Coelho que queria dormir, de Carl-Johan Forssén Ehrin, editado em português pela Lua de Papel. 


Esta história foi-me sugerida há algum tempo, por uma amiga, noutra fase em que o sono andava mais alterado cá em casa. Conta-nos, através de um conteúdo apoiado em técnicas psicológicas de relaxamento, a aventura tranquila do Coelho Rogério que queria dormir e não conseguia. Ao longo da narrativa, são enfatizadas palavras como dormir e agora e são encorajados bocejos, sendo a história personalizável com o nome do pequeno ouvinte.


Ao relê-la, apercebi-me de duas práticas de mindfulness, que ajudam a trazer a atenção ao momento presente como forma de relaxamento:

  • Olhar para os nossos pensamentos, reconhecendo a sua presença com curiosidade, mas sem julgar e sem mantermos a nossa atenção focada neles (No livro, a mamã coelha diz ao Rogério e ao ouvinte da história para colocarem os pensamentos numa caixa até ao dia seguinte, para poderem adormecer relaxados);                                                                                                                  
  • Usar a prática do “scaneamento” corporal (Body Scan) para descontrair, focando a atenção em várias zonas do corpo (a personagem Coruja de Olhos de Ensonados vai dizendo para descontrair os pés, as pernas, o tronco todo, os braços e a cabeça).


Posso dizer-vos que, normalmente, não passamos do meio da história, para os meus filhos estarem a dormir profundamente. E nós, mães, pais e cuidadores, também ficamos profundamente relaxados.





Online classes mean more screen time and more energy to spare. I’ve been noticing that this change is disturbing my children’s sleep. We have some of our own routines before bedtime: a soft ligt in the bedroom, relaxing essential oils in the diffuser and a bedtime story… Well, nowadays, a lot of bedtime stories.

When it’s really hard to fall asleep, there’s a special book to rely on: The Rabbit who wants to fall asleep, by Carl-Johan Forssén Ehrin. 

It tells the story of Roger, a rabitt that can’t fall asleep. Throughout the text, words like sleep and now are used, supporting relaxing psycological techniques. Its’s also encouraged to yawn.

There are two mindfulness practices in this book that I would like to highlight:

  • Acknowledging our thoughts, but letting them go, in order to relax (Mother Rabbit talks about a thought box to keep Roger’s thoughts during night time);                                                         
  • Body Scan, that allows us to focus on our body parts.

I can tell you that this book really works and relaxes parents as well!


 
Até já! / See you soon!

Poderá também gostar de

0 comentários

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, pelo que após a mesma, serão publicados

Sobre mim

About [span]me[/span]
Abrimos a porta de Um lugar para viver.

Sou a Catarina e procuro tornar o nosso dia-a-dia mais inspirador. Aqui partilhamos dicas sobre um estilo de vida saudável,
ajudando as nossas crianças a crescer. Adoro projectos DIY e não só.

Descubra mais sobre nós

SIGA-NOS no Facebook

Posts mais lidos

Instagram